top of page
Foto do escritorRafael Urquhart

Qual o meu melhor aprendizado utilizado agora neste momento? (3/set)

Sempre vai ter alguém com uma opinião, que eu podia ter feito assim ou assado, ou que posso fazer do jeito A ou B, todo feedback do universo é valido e real, mas no agora, no momento presente só eu posso escolher quais habilidades vou aplicar.

E o mecanismo não é do tipo paro, penso, logo acesso o que preciso e faço. O processo é instantâneo, numa velocidade maior que a da luz. Começo a fazer e a habilidade se manifesta, começou a errar e a dúvida se manifesta, junto com o medo. Começo a escolher e começo a eliminar alternativas, e associar mentalmente de forma instantânea, oque vai ser feito agora. Até mesmo quando nada é feito.

Não existe o melhor, só existe o possível. Aprendi com meu amigo Freddy Cuzco, que a autonomia provém do repertório acumulado e a escala aplicada. Posso fazer pequeno ou grande, depende do repertório que tenho. Se não tenho repertório pra fazer grande faço pequeno, e vice versa, por que pequeno ou grande não quer dizer melhor ou pior.

O segredo neste caso está no repertório. Posso preparar tudo, me preocupar, prever, e ainda assim vou ser surpreendido e ter que utilizar o que eu tiver disponível no momento.

Não existe melhor aprendizado, essa é a reflexão máxima a pergunta. É só aprendizado, não tem maior ou menor, melhor ou pior, o contexto da aplicação é que vai dizer sua importância, e não sei o contexto de amanhã, só sei que pretendo continuar vivo. Pode ser que o contexto, que o problema, que a situação se torne possível a aplicar um aprendizado em prol de outro, todos com suas importâncias e relevâncias sem juízo de comparação.

Se falo pra utilizar neste momento, preciso somente de presença, e repertório. Estar atento sem me preocupar com o melhor, e sim olhando de forma mais reduzida integrando o agora. Tudo é relativo? Sim. Tudo depende? Sim. Não tenho verdades, além das minhas, e o que é verdade pra mim pode não ser pra ti. Continuarei aprendendo, mais e mais, sem escalas, só saberei se o meu aprendizado foi bom se eu tiver oportunidade para aplica-lo e transformá-lo em sabedoria e reflexão, e ainda assim algo pode mudar, e uma nova aplicação surgir me permitindo evoluir e prosperar.

E se o que parece simples se torna complexo?

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

...e se tudo fosse sobre aprender?

Uma premissa básica talvez? Uma constatação quem sabe? Triste ou feliz, tenso ou relaxado, rico ou pobre, bem ou mal, sei la quantos...

E de fato o que é sonhar?

Um verbo. Pronto, até aqui concordamos todos. Este é o limite do meu consicente, do pensar, do entender que consigo conectar com qualquer...

コメント


bottom of page